Data: 16 de Outubro de 2014
Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Hora: 10h-12h
O que fizemos:
Na primeira parte desta aula, estivemos a oportunidade de partilhar com os nossos colegas e professora, como tem corrido os contactos que temos feito com as instituições.
Na segunda parte da aula, estivemos a ouvir a apresentação feita por umas colegas sobre o texto: Albarello, L. et al. (1997). “Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais”. Lisboa, Gradiva e a respectiva discussão sobre o mesmo. Este texto fala-nos da entrevista, a sua importância, a sua metodologia, as estratégias nela utilizadas e ainda os vários momentos que a constituem.
O que aprendi:
Com esta aula, fiquei a perceber melhor como se faz uma entrevista, os cuidados que deveremos ter ao aplicá-la, como por exemplo, a nossa linguagem verbal e não-verbal; a sua importância na fase do diagnóstico do nosso projecto; como se faz um guião de entrevista, a sua importância na própria entrevista, o que nele deve constar e ainda os diferentes tipos de entrevista.
Também aprendi que a entrevista é essencial na fase de diagnóstico do nosso projecto, pois permite-nos obter mais informações sobre a instituição, as suas necessidades bem como as suas potencialidades.
O que penso sobre o que foi desenvolvido hoje na sessão?
Penso que o que foi desenvolvido nesta aula, foi bastante interessante e enriquecedor pois como foi dito na aula, ninguém nasce a saber fazer entrevistas e ter a oportunidade de aprender como a devermos fazer, no meu ponto de vista, é fundamental!
De que forma a sessão de hoje contribui para o desenvolvimento da minha intervenção?
A aula de hoje, contribui para que eu percebesse como se deve desenvolver a fase de diagnóstico na instituição onde vou intervir.