Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

Dia 18 de Setembro de 2014,

10h-12h

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

 A fim da primeira semana de aulas deste que será o meu último ano da licenciatura em Ciências da Educação, tive a minha primeira aula de Seminário de Integração IV. Estava um pouco nervosa e apreensiva, pois alguns dos ex-alunos da licenciatura, já me tinham dito que esta unidade curricular não seria nada fácil.

Nesta aula, a professora apresentou-se á turma, falando um pouco do seu percurso profissional e dos objectivos para esta unidade curricular e nós, alunos, tivemos também a oportunidade de nos apresentar, falando um pouco de nós (de onde vínhamos, que idade tínhamos) e o que esperamos fazer no final da licenciatura.

No final das apresentações, a professora apresentou-nos a plataforma "schoology", que será o nosso suporte online que contém todos os conteúdos necessários para o desenvolvimento desta unidade curricular. Não conhecia esta plataforma, no entanto, no fim de a ter explorado, achei-a bastante interessante pois penso que será uma plataforma bastante útil para nos ajudar futuramente noutros trabalhos académicos ou até mesmo profissionais. Para além disto, a professora ainda nos explicou como iremos ser avaliados nesta unidade curricular e o projecto que teremos que desenvolver numa instituição á nossa escolha, durante o primeiro e segundo semestres.

Em relação a este projecto, a professora também nos explicou que deverá ser realizado numa instituição que tenha disponibilidade para nos aceitar no primeiro semestre de quatro a seis horas e no segundo de oito a doze,  com uma pessoa que nos possa apoiar, que possa ser uma espécie de nosso "tutor" e que tenha preferencialmente uma formação ligada á nossa área.

Estou super entusiasmada com esta oportunidade de poder construir e por em prática um projecto, no entanto, é muito complicado arranjar uma instituição que nos acolha. Nos outros seminários de integração profissional, muitas das instituições que escolhíamos, nem sequer nos respondiam, pelo que, penso que será muito complicado arranjar uma instituição que nos responda e que ainda nos aceite de quatro a seis semanais.

Penso que é uma mais valia para nós, procurar instituições para trabalhar, para nos irmos habituando ao mercado de trabalho e a ouvir muitos "nãos", mas também concordo que nesta fase do nosso percurso académico merecíamos um pouco mais de ajuda se o Instituto de Educação tivesse alguma espécie de "protocolos" com instituições onde pudéssemos desenvolver o nosso projecto.

 

Mª Beatriz Ferreira