Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

Local: Instituição A

Hora: 09h-15h

Dias 11 e 18 de Março

 

 

1-Objectivos: Construir os instrumentos de avaliação para aplicar aos acompanhantes das crianças, às crianças e às educadoras no fim de cada actividade do projecto; Construir os nossos questionários de auto-avaliação;

Intervenientes: Eu (Beatriz), Ana - Construção dos instrumentos de avaliação;

                              Professora Ana – Validação dos instrumentos de avaliação;

                              Educadoras – Tomada de conhecimento e validação dos mesmos;

Intencionalidades Pedagógicas: Ao aplicarmos estes questionários teremos a noção dos aspectos que deveremos melhorar;

 

2- Desenvolvimento da actividade/acção:

Para este dia, planeámos construir os instrumentos de avaliação (questionários a aplicar aos acompanhantes das crianças, às próprias crianças, às educadoras da instituição e ainda os nossos questionários de auto-avaliação.

Para tal, definimos entre nós (elementos do grupo) as escalas que iriamos utilizar, os pontos que deveríamos abordar em cada um dos questionários, o que constaria nos cabeçalhos, o número de questões, entre outros.

Assim, ficou definido que os questionários para as crianças deveriam ser feitos de forma simples e apelativa com apenas 4 questões em que as crianças davam a sua opinião dizendo se gostaram ou não da actividade, colocando uma cruz num smile contente ou triste; os acompanhantes das crianças e as educadoras teriam um questionário com 5 questões, numa escala de “nada; pouco; muito; totalmente” onde colocaríamos questões como “este tipo de projectos deveriam ser mais vezes desenvolvidos nos Hospitais públicos”; “as crianças mostraram entusiasmo ao participar no projecto”.

Para além disto, definimos que colocaríamos no fim de cada questionário uma questão aberta para que os acompanhantes das crianças e as educadoras opinassem dizendo quais seriam, os pontos fortes e os pontos a melhorar.

Nos nossos questionários de auto-avaliação, colocámos questões “considera que os objectivos gerais propostos para o projecto foram atingidos”; “desenvolveu uma atitude reflexiva relativa à técnica, prática e crítica sobre a actividade desenvolvida ao longo do projecto”, de forma a reflectirmos sobre a pertinência do nosso projecto, o que mudará em nós, enquanto licenciadas em Ciências da Educação e principalmente, o nosso desempenho.

No fim de construídos, mostramos à professora Ana para que ela nos desse o seu feedback e nos aconselhasse o que deveríamos melhorar em cada um dos questionários para que depois pudéssemos mostrar às educadoras da instituição.

 

3- O que aprendi?

Com a ajuda da professora, consegui entender os aspectos que deveria melhorar e entendi ainda, como por exemplo, a importância das escalas que utilizamos que posteriormente poderá condicionar as decisões das pessoas que respondem aos questionários, entre outros. 

Com a construção destes questionários percebi a importância que estes têm no desenvolvimento de um projecto como também no quanto estes são exigentes na sua construção e na sua estrutura.

Enquanto licenciada em Ciências da Educação penso que esta experiência de poder construir e aplicar questionários irá dar-me bastante jeito, pois certamente irei ter que construir e aplicar vários e assim já tenho alguma prática!

 

4- Mobilização de conhecimentos académicos:

Segundo Parasuraman (1991), “um questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objectivos do projecto”. Embora o mesmo autor afirme que nem todos os projectos de pesquisa utilizam essa forma de instrumento de colecta de dados, o questionário é muito importante na pesquisa científica, especialmente nas ciências sociais. Parasuraman afirma também que construir questionários não é uma tarefa fácil!

 

 

 

 

 (imagem retirada do "google imagens")