Local: Instituição A
Hora: 9h-15h
1. Objectivos - Preparação da entrevista a realizar à educadora Elisabete e preparação da divulgação dos resultados às educadoras da instituição;
Intervenientes: Eu (Beatriz); Ana; educadora Elisabete e educadora Rosário; professora Ana Carvalho;
Intencionalidades Pedagógicas: preparação da divulgação dos resultados às educadoras da instituição;
2. Desenvolvimento da actividade/acção:
Segundo as indicações que recebemos da professora, no fim da aplicação do projecto, deveríamos realizar uma entrevista à nossa tutora para termos a percepção da ideia com que ela ficou do nosso desempenho na aplicação do nosso projecto, como também se faziam intenções de o utilizar em projectos futuros na instituição.
Contudo, a nossa tutora por estar sempre ocupada com a direcção da instituição não pôde assistir à aplicação do nosso projecto. Só a educadora Elisabete e a auxiliar Anabela é que estiveram lá todos os dias e foram apenas elas que responderam aos nossos questionários.
Assim sendo, decidimos realizar esta entrevista, à educadora Elisabete. Falámos com a professora Ana e ela deu-nos algumas ideias das perguntas que deveriam fazer nesta mesma entrevista, como por exemplo: Como avalia o nosso desempenho neste projecto? Considera que este projecto é uma boa ideia para projectos futuros na instituição?
Contudo, no fim deveríamos mostrar o guião da entrevista para a professora validar para fazermos a entrevista.
Para a realização desta, ficámos de combinar um dia e uma hora com a educadora Elisabete.
Ainda assim, também segundo as indicações da professora como também da nossa tutora Rosário, no fim de termos tratado todos os resultados que obtivemos com o nosso projecto, deveríamos apresentá-los à instituição.
Tal como a nossa tutora Rosário nos pediu, deveríamos fazer esta divulgação em power point e apresenta-lo a todos os elementos que trabalham na instituição, tais como os funcionários, as educadoras, as gestoras e as directoras.
3. O que aprendi?
Com esta fase do projecto, aprendi o quanto é importante, tanto para nós, (que estamos a construir e a implementar um projecto), como para a própria instituição a divulgação dos resultados, pois a nossa tutora, realçou várias vezes em conversa connosco, que grande maioria das pessoas que também já implementaram projectos lá na instituição, nunca lhes mostraram os resultados que com ele obtiveram e nunca lhes transmitiram qualquer tipo de feedback.
Esta fase, da divulgação dos resultados é bastante importante, para nós, para podermos sobre eles reflectir e para podermos perceber o que correu bem e o correu menos bem. Para a própria instituição também é importante, para que esta tenha uma visão diferente recebida “por pessoas externas à mesma”, para perceber o impacto que este projecto teve na instituição e reflectir se no futuro, compensará ou não continuar com este projecto.
Também aprendi com isto, que é muito importante para nós recebermos o feedback do nosso trabalho e do nosso desempenho (para percebermos o que fizemos bem e o que temos que melhorar), especialmente das pessoas que trabalham na instituição, que a conhecem bem e o seu público-alvo.
4. Mobilização de conhecimentos académicos:
Esta fase da divulgação dos resultados é entendida como a difusão dos resultados que se obteve com o projecto à própria instituição e à sua respectiva equipa!
A forma como o vamos fazer, poderá ser feita de várias maneiras, como por exemplo, através de um cartaz, mas no nosso caso iremos talvez, numa apresentação power point, tal como nos foi sugerido pela própria instituição.
(imagem retirada do google imagens)