Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

Instituto de Educação

Dia 27 de Novembro de 2014

10h-12h

O que aprendi? Nesta aula aprendi como deve ser feita a observação - técnica de recolha de dados, assim como  os vários métodos que existem dentro da observação e ainda os seus dois tipos – a participante e a não participante – sendo, que nas instituições onde estamos a desenvolver o nosso trabalho, este ano, estamos a fazer uma observação participante e nas instituições onde estivemos no segundo ano, na disciplina de SIP II,  fizemos a observação não participante.

De igual modo, aprendemos como se deve construir um questionário, a sua ordem, a sua orientação e o tamanho das suas questões bem como a importância que este tem na elaboração de projectos sociais como na investigação qualitativa.

O que penso sobre o que foi desenvolvido hoje na sessão? Ao aprendermos estas duas técnicas, deu para fazermos “a ponte” com o que aprendemos nas disciplinas de metodologia de projecto, avaliação e investigação.

Em relação à técnica de observação, após as colegas terem apresentado à turma, como se processa esta técnica, a colega Isabel, construiu uma tabela de observação, para a preenchermos com base na apresentação que ela iria fazer sobre o questionário. Achei uma óptima ideia para podermos perceber como deveremos utilizar esta técnica, contudo, achei que nos “restringiu” um bocado ao que deveríamos observar, pois só o poderíamos fazer com base no que lá estava escrito.

O questionário, é-nos bastante útil, para qualquer trabalho que poderemos fazer em qualquer disciplina, como no nosso futuro, enquanto “especialistas da educação”,

De que forma a sessão de hoje contribui para o desenvolvimento da minha intervenção? Penso que foi bastante útil, para entendermos como deveremos utilizar estas técnicas e em que circunstâncias. Em relação ao questionário, penso que foi vantajoso para nós, para entendermos como o poderemos utilizar como técnica de avaliação do nosso projecto, por exemplo, para avaliarmos a satisfação do mesmo.

Já a observação, penso que foi nos bastante vantajoso para entendermos como nos deveremos posicionar para observar ou os vários métodos que poderemos utilizar para observar.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.