Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

Local: Instituição A

Dia: 07 de Janeiro de 2015

Hora: 09h-15h

Intervenientes: Crianças e suas famílias

Objectivo: Trabalhar com as crianças e as suas familias

Descrição: A poucos dias de termos iniciado o novo ano, verificava-se pouca gente na instituição. Para além disso, a auxiliar Anabela tinha ido trabalhar para outra secção, (onde estavam a precisar de pessoal) e a Dr. Elisabete não tinha vindo trabalhar. Quando lá cheguei e verifiquei que nehuma delas estava presente, fiquei sem saber o que fazer, pois não estava muito habituada a trabalhar sem elas, contudo, tentei fazer o meu melhor para tentar "compensar" as suas ausências.

Correu tudo bem, as crianças e as suas famílias mostrarm-se super receptivas aos jogos que ia propondo para fazer com eles, contudo aconteceu um episódio que me impressionou bastante: houve uma mãe que chegou com os seus dois filhos: um com pouco mais de 10 anos que era deficiente e outro com poucos meses de vida e outra mãe com um menino dito "normal" com 7 anos.

Quando a primeira mãe teve que ir à casa de banho, com o seu filho mais novo, para lhe poder mudar a fralda, deixou o outro, no corredor à sua espera. Pouco tempo depois, a mãe e o seu filho de 7 anos, também se dirigiram a este mesmo corredor e quando repararam que estava lá um menino deficiente, a reacção da mãe foi imediata, ao agarrar o seu filho para o levar de lá para fora. A criança deficiente quando se apercebeu que estes se tinham ido embora, por causa dele, ficou bastante triste e desanimado.

 

Reflexão critica: Ao me depara com esta situação, pergunto-me, onde será que o preconceito nos poerá levar? Até quando as pessoas vão continuar a ser assim? por razão as pessoas não mudam ? Com tantos esforços que tenho verificado, por parte de alguns a tentar combater este preconceito, porque razão, não conseguiram chegar a todas as pessoas ?

Enfim, é um problema que já há algum tempo que tenho verificado em muitos sitios e que fico com uma enorme pena por verificar isto, todavia, enquanto futura especialista em Ciências da Educação, não vou desistir de tentar combater este problema. Espero que um dia, a nossa sociedade mude e deixe de ser tão preconceituosa em relação a tantos assunstos.