Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

Local: Instituição A

Hora: 9h-15h          

  1. Objectivos: recolha e análise dos resultados que obtivemos com a aplicação do projecto;

  Intervenientes: Eu (Beatriz); Ana; educadora Elisabete e auxiliar Anabela; professora Ana Carvalho;

   Intencionalidades Pedagógicas: analisar os resultados que obtivemos com o projecto;

 

 2. Desenvolvimento da actividade/acção: 

Após termos concluído o nosso projecto, juntámos todos os questionários que com ele obtivemos, contámos-os e dividimo-los pelos diferentes públicos-alvo: “crianças”, “educadoras” e “acompanhantes das crianças”.

Depois, numa conversa formal, mostramos às educadoras da instituição os resultados que obtivemos com a aplicação do projecto e demos-lhe o feedback que tivemos do público-alvo do nosso projecto.

Depois disto, falámos com a professora e ela ajudou-nos e explicou-nos a melhor forma de construir os gráficos com os resultados dos questionários e começamos a trabalhar neles.

 

 3. O que aprendi?

No início, senti uma enorme dificuldade em trabalhar nestes dados, porque infelizmente não tenho muita experiência em trabalhar em excel, no entanto, com a ajuda da professora e da Ana comecei a perceber como realmente se deve trabalhar estes dados.

Com esta fase do projecto, aprendi ainda a trabalhar com dados estatísticos. Já tinha estudado em como faze-los em estatística, mas ainda não o tinha feito na prática e então acho que foi muito importante ter tido esta experiência pois deu-me “bases” para trabalhos futuros que possa a vir a ter no mercado de trabalho enquanto profissional em ciências da educação.

 

 4. Mobilização de conhecimentos académicos:

Um questionário é um instrumento de investigação que visa recolher informações baseando-se, geralmente, na inquisição de um grupo representativo da população em estudo. Para tal, coloca-se uma série de questões que abrangem um tema de interesse para os investigadores, não havendo interacção directa entre estes e os inquiridos.

Tal como o sítio da Microsoft Excel nos diz “o Excel é um software que permite criar tabelas e calcular e analisar dados”.  Este tipo de software é chamado de software de planilha electrónica. O Excel permite criar tabelas que calculam automaticamente os totais de valores numéricos inseridos e criar gráficos simples.

O Excel é uma parte do "Office", um conjunto de produtos combinando vários tipos de softwares para criar documentos, planilhas e apresentações, e para o gerenciamento de e-mail.

 

 

 

(imagem retirada do google imagens)