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O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional IV

Docente: Ana Carvalho

Discentes: Maria Beatriz Ferreira

 

Ficha de Leitura

Referência Bibliográfica: Albarello, L. et al. (1997). Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Lisboa, Gradiva.

Ruquoy, Danielle – Situação de entrevista e estratégia do entrevistador, p.84-116.

 

Palavras-Chave: entrevista; método de investigação; modalidades de entrevista; metodologia da entrevista; estratégias de intervenção do entrevistador; plano da entrevista; guião da entrevista; momentos-chave da entrevista;

 

Resumo: Este texto fala-nos da técnica de recolha de dados utilizado em investigações: a entrevista. Este aborda-nos, a sua importância, a sua metodologia, as estratégias nela utilizadas e ainda os vários momentos que a constituem.

 

Desenvolvimento: Tal como o autor do texto afirma, a entrevista é uma técnica de recolha de dados utilizada em investigações. Esta técnica está presente na fase exploratória da generalidade das investigações.

Os instrumentos metodológicos não podem ser escolhidos independentemente das referências teóricas da investigação. Com efeito, o método de recolha de dados deve ser adoptado ao tipo de dados a investigar. A utilização da entrevista pressupõe que o investigador não dispõe de dados <<já existentes>>, mas que deve obtê-los.

Ainda assim, podemos distinguir três modalidades de entrevista: a entrevista semi-directiva; a entrevista directiva, o relato de vida (que combina a abordagem biográfica) e a entrevista não directiva.

Este texto permite-nos concluir que a entrevista é o instrumento mais adequado para delimitar os sistemas de representações, de valores, de normas veiculadas por um indivíduo, contudo, para perceber as suas práticas é muito limitado.

Para se assegurar da pertinência e da qualidade dos dados, o entrevistador deve dirigir a sua atenção para três aspectos da interacção: o tema da entrevista ou objecto de estudo; o contexto interpessoal e as condições sociais da interacção.

A entrevista, tal como é definida neste texto, não é assimilável a uma conversa corrente. Induz uma situação particular: o acordo das duas partes quanto ao tema da entrevista, o registo e a atitude semidirectiva do investigador (que escuta atentadamente e preserva a pertinência relativamente ao tema). Para tal, o entrevistador deve construir um plano de entrevista, que compreenda o guia de entrevista: o conjunto de pontos que se deseja explorar e o modo de intervenção: o que se espera como discurso (sobre práticas ou representações), as atitudes do entrevistador (do menos directivo ao mais directivo).

Os momentos-chave que integram uma entrevista são: os preliminares; o início da entrevista; o corpo da entrevista e o fim da entrevista.

 

Reflexão Crítica: Após ter lido este texto, posso concluir que a entrevista é um método essencial em qualquer tipo de investigações. Para tal, nós enquanto especialistas em educação, que futuramente iremos trabalhar directamente com o Homem, deveremos saber construir e saber fazer uma boa entrevista.

Fazer uma boa entrevista, ajudar-nos-á bastante a conhecer o  nosso público-alvo e as suas necessidades.