Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional IV
Docente: Ana Carvalho
Discentes: Maria Beatriz Ferreira
Ficha de Leitura nº2
Referência Bibliográfica: GUERRA, Isabel Carvalho (2002). Fundamentos e processos de uma sociologia da acção: o planeamento em Ciências Sociais. 2ª ed. Cascais: Principia.
Palavras-Chave: construção de projectos de intervenção; dimensões e etapas de construção de projectos de intervenção; objectivos e estratégias de acção; elaboração de um plano de acção;
Resumo: A autora deste texto foca-se no planeamento de projectos de intervenção, identificando as suas dimensões, as suas etapas, os objectivos e as estratégias de acção e ainda como se elabora um plano de acção.
Desenvolvimento: Segundo a autora, para construir um projecto temos que o fazer, em conformidade com os recursos que temos á nossa disposição (quer sejam humanos ou físicos). Para tal, a autora afirma-nos que a metodologia participativa é a forma mais eficaz e activa de o fazer.
O planeamento de um projecto de intervenção passa pelas seguintes etapas: identificação dos problemas (identificação dos problemas sobre os quais se pretende intervir e o entendimento das suas causalidades); a definição de objectivos (classificação das finalidades, dos objectivos gerais e específicos); a definição de estratégias (classificação das grandes orientações do trabalho); programação das actividades (estabelecimento das actividades, distribuição de responsabilidades e calendarização dessa actividades); preparação do plano de acompanhamento e de avaliação do trabalho (estabelecimento de um plano de avaliação) e por fim, a publicação dos resultados e o estudo dos elementos para a prosseguição do projecto.
Uma vez elaborado o diagnóstico e encontradas e hierarquizadas as necessidades de intervenção, torna-se necessário definir os objectivos a atingir. É tradicional fazer a distinção entre finalidades, objectivos gerais e objectivos específicos.
Uma vez definidos os objectivos, é necessário analisar as formas de os atingir. Para tal, devermos definir uma estratégia.
Após a definição da estratégia e os passos que deveremos seguir para a concretizar, deveremos construir um plano de acção. Este plano, descreve de forma detalhada e sistemática, que actividades se pretendem fazer, quando se pretende fazer, quem será encarregado das diferentes tarefas e quais os recursos necessários para as concretizar. Estas actividades decorrem da relação entre objectivos, meios e estratégias, pretendendo a concretização dos objectivos já definidos.
Reflexão Crítica: Após ter lido o texto fiquei a perceber melhor como se planifica um projecto e o peso que o planeamento tem na concretização de um bom projecto. Percebi, de igual forma, que para o construirmos temos que ter especial atenção às necessidades da instituição onde estamos a trabalhar e aos recursos que temos à nossa disposição.
É de salientar, que num projecto de intervenção é também importante seleccionar as prioridades de intervenção.
Penso que a construção de um projecto é uma mais-valia para a instituição pois possibilita a melhoria da mesma.
Com os conteúdos que este texto nos fornece podemos e devemos segui-los como exemplo para a construção dos nossos projectos nas nossas instituições!