Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

O meu portefólio de SIP

Bem vindos ao espaço onde irei partilhar com vocês o meu processo de Integração profissional

Passados três anos, a licenciatura em ciências da educação está prestes a terminar. Sinceramente ainda nem acredito. Tantos trabalhos que realizei, tantas viagens de Santarém-Lisboa que fiz, tanto nervosismo, stress, lágrimas, sorrisos… tantos sentimentos vividos e tantas aprendizagens realizadas!

SIP foi a cadeira que possivelmente exigiu mais de mim, me deu mais trabalho também, mas principalmente foi a que mais coisas me ensinou!

SIP além de me mostrar o que poderia fazer, em Ciências de Educação, em termos práticos, também me ensinou tantas outras coisas importantes, como por exemplo, como lidar com o stress e o nervosismo e tantas outras coisas.

Este projecto que construi e que implementei ajudou-me muito a perceber como trabalhar com crianças, como sensibiliza-las para temas tão importantes como a importância de ter uma alimentação e como tentar percebe-las tanto a elas como aos seus pais, que tantas vezes aquilo que diziam não coincidia. Em relação aos diários de campo que tivemos vindo a escrever ao longo de todo o nosso percurso nesta unidade curricular, penso que foi muito importante, pois ajudou-me a reflectir sobre o trabalho que tenho vindo a realizar na instituição como na própria unidade curricular.  

Relativamente às horas que tivemos que estar lá na instituição (no mínimo 4h no primeiro semestre e 6h no segundo), penso que nos ajudou bastante, para que toda a equipa nos conhecesse, para que nós também a conhecêssemos como também à própria instituição.

Esta oportunidade que SIP me deu em contactar com o mercado de trabalho, foi muito importante para mim, pois o ter que contactar com as instituições e pedir-lhes para nelas realizar um projecto, o trabalhar com crianças, o ter que construir um projecto, trabalhar nele, implementa-lo, tratar dos resultados, ter que cumprir com horários, aprender a respeitar os “superiores” a mim, foi uma experiência que me deu inúmeras bases e que me fez crescer bastante tanto a nível pessoal como profissional.

Tal como este projecto foi muito bom para nós, para percebermos como se constrói um projecto, como se o põe em prática, penso que este, também foi muito importante para a própria instituição, pois ajudou-os a ter uma visão diferente daquela a que estão habituados, pois uma “visão de alguém exterior” é sempre muito útil, como também, penso que foi importante para que eles tivessem uma ideia de projectos que poderiam fazer sobre a alimentação saudável, estilos de vida saudável.

Uma outra coisa muito útil que também aprendi com este projecto, foi, sem dúvida, o feedback que fui recebendo, no final de cada dia de aplicação do projecto, das educadoras, ajudou-me bastante a perceber o que poderia melhorar a nível profissional e fez-me crescer imenso a nível pessoal!

Para além de ter que agradecer à instituição que tão me acolheu e me ajudou na construção e implementação do projecto, também tenho que agradecer à professora Ana que tanto nos ajudou e concelhos nos deu.

Olhando para todo o meu percurso na unidade curricular de SIP, considero que me empenhei bastante e me esforcei muito na construção e implementação deste projecto.

 

 

 

 (imagem retirada do google imagens)